segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Identidade e Diferenças


Estamos submetidos a viver num mundo que, ainda, conserva padrões estabelecidos de como a pessoa deve ser. Nesse mundo ser diferente é considerado um problema, algo que deve ser reparado. Esse cenário dá margem à criação de um estereótipo, um modelo pré definido de indivíduo perfeito, onde os diferentes ainda não tem chances de se incluir.

É correto afirmar que existem algumas tradições que devem ser respeitadas e conservadas. No entanto, deve ser deixado para trás certas concepções errôneas de modelo adequado de indivíduo para a sua aceitação. Ou seja, não só deve ser aceitável o que é igual. A diversidade nos dá a oportunidade de vivenciar novas experiências, criar conceitos próprios inovadores.

A esperança é que essa realidade mude com novas atitudes. É necessário mudarmos o conceito de ser humano perfeito, do ideal. A humanidade deve aceitar, respeitar e incluir as pessoas diferentes, seja qual for a diferença. Isso se chama progredir, desenvolver, crescer. Precisamos contribuir para que a inclusão aconteça.

Nenhum comentário: