sexta-feira, 25 de julho de 2008

CIBERCULTURA: A COMUNICAÇÃO, AS MÍDIAS E A EDUCAÇÃO

Desde os primórdios tem-se a educação como forma de instrução, na qual a mesma servia para a própria sobrevivência. Com o passar dos tempos, a educação passa a desempenhar um processo mais social, sendo vista e abordada como meio de mediação/construção/aprendizagem.

No decorrer do processo de formação da educação, a mesma passa por diferentes contextos, tendo como subsídios diferentes meio de informação/comunicação. Tem-se a partir disso a própria evolução/construção/transformação do ser humano, desde os processos mais rudimentares do barro/argila ao fabrico do papel, até a era moderna, da invenção do rádio, televisão, computador, internet, celular . . .

Os meios de comunicação, diferente do que muitos pensam, estão aí para serem utilizados, usufruídos, contudo, tenhamos a cautela e a certeza de que eles [os meio de comunicação] são um meio, não o único, todo o tempo. Devem ser abordados sempre com contextos e objetivos concretos.

Não há quem não se comunique, todos o fazem de diversas formas, contudo, em meio a essa era globalizada, esquecemos dos meios mais rudimentares de comunicação. Claro, cada atividade em seu contexto. Não devemos ter medo do novo, mas também não podemos nos orientarmos somente pelo antigo.

Neste pressuposto, destaca-se que os recursos multimídia proporcionam uma interatividade na aprendizagem, tornando-a assim uma (re)construção do conhecimento. Estes meios vem ganhando espaço, uma vez que são rápidos e eficazes, garantindo informações e meios de trabalho.

Se destacar-mos os avanços que vem ocorrendo, especialmente na esfera educacional, notamos os avanços imediatos no que diz respeito a essa era da comunicação, onde a escola precisa rever suas inter-relações com os meios de comunicação, uma vez que a escola pode e precisa estabelecer intercâmbios os mesmos.

Estes recursos tecnológicos, não eliminam o papel do professor, pelo contrário, eles auxiliam no desenvolvimento de sua tarefa principal, a mediação do conhecimento.

Diante desse paradigma, observa-se que há pessoas que resistem às novas tecnologias. Resistem por acreditarem que com a participação destes instrumentos, as pessoas se tornam acomodadas e perdem a prática de pensar, criar e refletir sobre diversos paradigmas. No entanto, esquecem de mostrár-lhes para que e por que estes recursos estão aí, de sua verdadeira intenção: a informação.

Entendo a Educação como um pilar, onde a base é a família, assim, nós, enquanto Educadores, não devemos “educá-los”, pois isso é função da família, mas sim, levá-los a conhecer o desconhecido, o Conhecimento do mundo das letras e da realidade, e para tal nos reportamos ao mundo das informações, que são as mídias. Passar informação elas fazem, a reflexão É NOSSO DEVER.

Educação não é informação, é construção de conhecimento.


Daiane Mocellin

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