sexta-feira, 25 de julho de 2008

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Educação é Comunicação e, como tal,deve estar atenta à questão da interatividade, não só entre os sujeito, aluno e professores,mas também das

tecnologias envolvidas,interagindo o cinema,a tv e o vídeo. Hoje também contamos com o apoio da internet que se tornou indispensável na educação

e na vida da humanidade. Não podemos ficar alheios aos avanços que

que a tecnologia nos oferece, mas usufruir de todos os meios oferecidos.Se destacar-mos os avanços que vem ocorrendo no que tange a educação e a comunicação, a escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os meios de comunicação, ou seja, a escola pode e precisa estabelecer pontes com os meios de comunicação, podendo utiliza-los como motivação do conteúdo de ensino. Contudo, eles não eliminam o papel do professor, pelo contrário, eles auxiliam no desenvolvimento de sua tarefa principal.
Contudo, a escola precisa no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante - e não marginal - do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática.Educação é comunicação, não importa os caminhos percorridos por ela, mas sim os conhecimentos que ela nos trouxe.

Grandes avanços tecnológicos nos cercam todos os dias, enxurradas de informações nos levam a inúmeros questionamentos, mas devemos classificar o que é realmente importante para nossas vidas, e o que é de relevância para nossos conhecimentos.

E interagindo com os meios tecnológicos usufruimos de aspectos positivos, principalmente nos meios da educação, usando-os como aliados ao conhecimento e não tornando um inimigo. Pois essas tecnologias só surgem para nos facilitar a vida.


Desde os primórdios tem-se a educação como forma de instrução, na qual a mesma servia para a própria sobrevivência. Com o passar dos tempos, a educação passa a desempenhar um processo mais social, sendo vista e abordada como meio de mediação/construção/aprendizagem.

No decorrer do processo de formação da educação, a mesma passa por diferentes contextos, tendo como subsídios diferentes meio de informação/comunicação. Tem-se a partir disso a própria evolução/construção/transformação do ser humano, desde os processos mais rudimentares do barro/argila ao fabrico do papel, até a era moderna, da invenção do rádio, televisão, computador, internet, celular . . .

Os meios de comunicação, diferente do que muitos pensam, estão aí para serem utilizados, usufruídos, contudo, tenhamos a cautela e a certeza de que eles [os meio de comunicação] são um meio, não o único, todo o tempo. Devem ser abordados sempre com contextos e objetivos concretos.

Não há quem não se comunique, todos o fazem de diversas formas, contudo, em meio a essa era globalizada, esquecemos dos meios mais rudimentares de comunicação. Claro, cada atividade em seu contexto. Não devemos ter medo do novo, mas também não podemos nos orientarmos somente pelo antigo.

Entendo a Educação como um pilar, onde a base é a família, assim, nós, enquanto Educadores, não devemos “educá-los”, pois isso é função da família, mas sim, levá-los a conhecer o desconhecido, o Conhecimento do mundo das letras e da realidade, e para tal nos portamos ao mundo das informações, que são as mídias. Passar informação elas fazem, a reflexão É NOSSO DEVER.

Educação não é informação, é construção de conhecimentos.

ADRIANA MUNIZ BARRIQUEL E MARLI BIEDERMANN BARRIQUEL.


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