sexta-feira, 25 de julho de 2008

A IMPORTÃNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A educação é há muito tempo uma instituição social importante. Os meios de informação e comunicação já conquistaram as pessoas pela facilidade e comodidade que lhes traz. Dessa forma, o maior número de pessoas procuram, cada vez mais conhecer e se informar dos meios eletrônicos e tecnológicos que há ao seu dispor.
Os meios de comunicação, diferente do que muitos pensam, estão aí para serem utilizados, usufruídos, contudo, tenhamos a cautela e a certeza de que eles [os meio de comunicação] são um meio, não o único, todo o tempo. Devem ser abordados sempre com contextos e objetivos concretos.
Vivemos num contexto de aprendizagem permanente. Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de estudar e conhecer esses meios para melhor trabalhar e viver.
Podemos salientar também que o século XX foi a revolução da era digital propriamente dita, ressaltando a interatividade na aprendizagem permanente tornando assim o a reconstrução do conhecimento sistematizado, garantindo o potencial de cada ser humano, para uma nova era.
Se destacar-mos os avanços que vem ocorrendo no que tange a educação e a comunicação, a escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os meios de comunicação, ou seja, a escola pode e precisa estabelecer pontes com os meios de comunicação, podendo utiliza-los como motivação do conteúdo de ensino. Contudo, eles não eliminam o papel do professor, pelo contrário, eles auxiliam no desenvolvimento de sua tarefa principal.
Contudo, a escola precisa no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante - e não marginal - do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática.

CARLA
JANETE
SEDE