sexta-feira, 25 de julho de 2008

EDUCAÇÃO E AS MIDIAS

Desde os primórdios tem-se a educação como forma de instrução, na qual a mesma servia para a própria sobrevivência. Com o passar dos tempos, a educação passa a desempenhar um processo mais social, sendo vista e abordada como meio de mediação/construção/aprendizagem.

No decorrer do processo de formação da educação, a mesma passa por diferentes contextos, tendo como subsídios diferentes meio de informação/comunicação. Tem-se a partir disso a própria evolução/construção/transformação do ser humano, desde os processos mais rudimentares do barro/argila ao fabrico do papel, até a era moderna, da invenção do rádio, televisão, computador, internet, celular . . .

Os meios de comunicação, diferente do que muitos pensam, estão aí para serem utilizados, usufruídos, contudo, tenhamos a cautela e a certeza de que eles [os meio de comunicação] são um meio, não o único, todo o tempo. Devem ser abordados sempre com contextos e objetivos concretos.

Não há quem não se comunique, todos o fazem de diversas formas, contudo, em meio a essa era globalizada, esquecemos dos meios mais rudimentares de comunicação. Claro, cada atividade em seu contexto. Não devemos ter medo do novo, mas também não podemos nos orientarmos somente pelo antigo.

Entendo a Educação como um pilar, onde a base é a família, assim, nós, enquanto Educadores, não devemos “educá-los”, pois isso é função da família, mas sim, levá-los a conhecer o desconhecido, o Conhecimento do mundo das letras e da realidade, e para tal nos portamos ao mundo das informações, que são as mídias. Passar informação elas fazem, a reflexão É NOSSO DEVER.
Educação não é informação, é construção de conhecimento.

A educação é há muito tempo uma instituição social importante. Os meios de informação e comunicação já conquistaram as pessoas pela facilidade e comodidade que lhes traz. Dessa forma, o maior número de pessoas procuram, cada vez mais conhecer e se informar dos meios eletrônicos e tecnológicos que há ao seu dispor.

Vivemos num contexto de aprendizagem permanente. Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de estudar e conhecer esses meios para melhor trabalhar e viver.

Diante desse paradigma, observa-se que há pessoas que resistem às novas tecnologias. Resistem por acreditarem que com a participação destes instrumentos, as pessoas se tornam acomodadas e perdem a prática de pensar, criar e refletir sobre diversos paradigmas.

Percebe-se que isso é realidade para alguns, como educadores, percebemos que muitas vezes nossos alunos, em vez de lerem uma obra, procuram a síntese na Internet e nos entregam. Portanto, o professor, para dar uma atividade desse nível para seus alunos, precisa conhecer esse conteúdo que aplicará. Porque apesar destes, também temos os alunos críticos, criativos, que procuram, buscam se informar cada vez mais sobre os mais variados assuntos.


Com os avanços tecnológicos e a modernidade surgiram muitos aparelhos digitais que tornaram nossas vidas mais dependentes e com maior comodidade, por outro lado também tem seus privilégios.

Podemos salientar também que o século XX foi a revolução da era digital propriamente dita, ressaltando a interatividade na aprendizagem permanente tornando assim o a reconstrução do conhecimento sistematizado, garantindo o potencial de cada ser humano, para uma nova era.


Com as novas maneiras de nós nos comunicarmos veio este que chamamos de computador , janela aberta para o mundo ,melhor ainda em tempo real. O outro esta longe ,porem ,próximo,assim estaremos interagindo com varias pessoas ao mesmo tempo,muito legal diversas idéia borbulhando juntas.

Não só no campo intelectual como também nas trocas de experiências ,na diversão ,no bate papo e outras n maneiras de se comunicar,fica sub-entendido que assim vamos potencialisando nossas relações com o mundo globalizado


Se destacar-mos os avanços que vem ocorrendo no que tange a educação e a comunicação, a escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os meios de comunicação, ou seja, a escola pode e precisa estabelecer pontes com os meios de comunicação, podendo utiliza-los como motivação do conteúdo de ensino. Contudo, eles não eliminam o papel do professor, pelo contrário, eles auxiliam no desenvolvimento de sua tarefa principal.
Contudo, a escola precisa no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante - e não marginal - do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática.


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