sexta-feira, 25 de julho de 2008

Educação e tecnologia

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO


A educação é há muito tempo uma instituição social importante. Os meios de informação e comunicação já conquistaram as pessoas pela facilidade e comodidade que lhes traz. Dessa forma, o maior número de pessoas procuram, cada vez mais conhecer e se informar dos meios eletrônicos e tecnológicos que têm ao seu dispor.

Vivemos num contexto de aprendizagem permanente. Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de estudar e conhecer esses meios para melhor trabalhar e viver.

Diante disso, observa-se que as ferramentas tecnológicas, diferente do que se pensa, estão à disposição para serem utilizados, usufruídos, contudo, há de ter cautela e certeza de que eles [os meio de comunicação] são subsídios, e não a única estratégia e solução. Devem ser abordados sempre com contextos e objetivos concretos.

No decorrer do processo de formação da educação, a mesma passa por diferentes contextos, tendo como subsídios diferentes meio de informação/comunicação. Tem-se a partir disso a própria evolução/construção/transformação do ser humano, desde os processos mais rudimentares até a era moderna, da invenção do rádio, televisão, computador, Internet, celular . . .

Diante desse paradigma, observa-se que por outro lado, também há pessoas que resistem às novas tecnologias. Resistem por acreditarem que com a participação destes instrumentos, as pessoas se tornam acomodadas e perdem a prática de pensar, criar e refletir sobre diversos paradigmas.

Percebe-se que isso é realidade para alguns, como educadores, percebemos que muitas vezes nossos alunos, em vez de lerem uma obra, procuram a síntese na Internet e nos entregam. Portanto, o professor, para dar uma atividade desse nível para seus alunos, precisa conhecer esse conteúdo que aplicará. Porque apesar destes, também temos os alunos críticos, criativos, que procuram, buscam se informar cada vez mais sobre os mais variados assuntos.

Não há quem não se comunique, todos o fazem de diversas formas, contudo, em meio a essa era globalizada, esquece-se dos meios mais rudimentares de comunicação. Não há de se ter medo do novo, mas também não podemos nos orientarmos somente pelo antigo.

Vale ressaltar que, entendendo a Educação como um pilar, onde a base é a família, enquanto Educadores, não devemos “educá-los”, pois isso é função da família, mas levá-los a conhecer o desconhecido. O Conhecimento do mundo das letras e da realidade, através de informações e diferentes leituras de mundo É NOSSO DEVER.

Diante disso, a escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os meios de comunicação, ou seja, precisa se estabelecer pontes com os meios de comunicação, podendo utiliza-los como melhor forma de motivação do conteúdo de ensino. Levando-se em conta que eles não eliminam o papel do professor, mas auxiliam no desenvolvimento de sua tarefa principal. Para isso, a escola, no seu Projeto Educativo, precisa considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante do processo educativo integral do aluno crítico e cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática.

Portanto, interagindo com os meios tecnológicos usufruimos de aspectos positivos, principalmente nos meios da educação, usando-os como aliados ao conhecimento e não tornando um inimigo. Pois essas tecnologias só surgem para nos facilitar a vida.

Marilene dos Santos



Nenhum comentário: