ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL - XANXERÊ
GERENCIA DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
XANXERÊ – SC
PROFESSORES: CLEIDE SANDINI, DAIANE MOCELLIN,
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL - XANXERÊ
GERENCIA DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
XANXERÊ – SC
PROFESSORES: CLEIDE SANDINI, DAIANE MOCELLIN,
MARILDES M.SIMIONATTO, OSMAR LOCATELLI
PLANO DE AULA:
“NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM”
OBJETIVOS:
· Permitir ao aluno pensar e desenvolver sua capacidade de raciocínio;
· Construir o conceito de Inclusão;
· Valorizar-se a si mesmo e ao seu meio;
· Identificar e caracterizar as diferenças existentes;
· Verificar o grau de Inclusão dos alunos;
TEMAS E CONTEÚDOS:· Ninguém é Igual a Ninguém;
· A questão da Inclusão;
· Diferenças?!?;
TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPLADOS:· Pluralidade Cultural;
· Ética e Cidadania;
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:· Boas-vindas a todos;
· Tempestade de Idéias sobre Inclusão;
· Conceito de Inclusão;
· Trabalho de imagens do texto “Ninguém é Igual a Ninguém”;
· Leitura individual do texto;
· Leitura do Texto Original;
· Comentário sobre a importância das diferenças;
· Vídeo Inclusão, um ato de amor;
· Apreciações do vídeo;
· Aperceber-se das minhas diferenças e a dos colegas;
· Construção da autobiografia através de desenhos;
· Interpretação do Cartum;
· Agradecimentos;
RECURSOS:
· Multimídias;
· Lápis;
· Borracha;
· Apontador
· Folhas de ofício;
· Lápis de cor;
· Espelho;
· Fotocópias;
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á através da interação e mediação, onde avaliar torna-se um processo continuo, que propicia momentos de reflexão sobre a pratica educativa.
Sendo assim, a duvido e o erro tornam-se instrumento para aperfeiçoar o conhecimento. São indícios que devemos avaliar não apenas pelo volume de informações adquiridas, mas pela capacidade de produzir conhecimento.
Nessa perspectiva, será avaliado a participação, interesse, colaboração, assiduidade, desenvolvimento das atividades, criatividade, organização, etc.
CRONOGRAMA:
4 h/a.
ATIVIDADES:
1- Construção da História sobre as imagens;
2- Apresentação de suas Histórias;
3- Contação da História Verdadeira;
4- Vídeo;
5- Dois a dois, um de frente para o outro, olham e dizem o que gostariam de ter do outro e por quê;
7- Auto-Biografia em forma de Desenho: o que eu tenho de diferente que me caracteriza? O que eu gosto de ter/ser? O que eu gostaria de mudar?
8- Cartum;
9- Música MALUCO BELEZA – RAUL SEIXAS
CONCEITOS
Inclusão é o ato de permitir, favorecer ou facilitar o acesso ao meio comum, indistintamente.
Esse termo é utilizado para:
- inclusão escolar, inclusão educacional, educação inclusiva, escola inclusiva, inclusão na educação
- inclusão social
- inclusão de deficientes;
Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
PLANO DE AULA:
“NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM”
OBJETIVOS:
· Permitir ao aluno pensar e desenvolver sua capacidade de raciocínio;
· Construir o conceito de Inclusão;
· Valorizar-se a si mesmo e ao seu meio;
· Identificar e caracterizar as diferenças existentes;
· Verificar o grau de Inclusão dos alunos;
TEMAS E CONTEÚDOS:· Ninguém é Igual a Ninguém;
· A questão da Inclusão;
· Diferenças?!?;
TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPLADOS:· Pluralidade Cultural;
· Ética e Cidadania;
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:· Boas-vindas a todos;
· Tempestade de Idéias sobre Inclusão;
· Conceito de Inclusão;
· Trabalho de imagens do texto “Ninguém é Igual a Ninguém”;
· Leitura individual do texto;
· Leitura do Texto Original;
· Comentário sobre a importância das diferenças;
· Vídeo Inclusão, um ato de amor;
· Apreciações do vídeo;
· Aperceber-se das minhas diferenças e a dos colegas;
· Construção da autobiografia através de desenhos;
· Interpretação do Cartum;
· Agradecimentos;
RECURSOS:
· Multimídias;
· Lápis;
· Borracha;
· Apontador
· Folhas de ofício;
· Lápis de cor;
· Espelho;
· Fotocópias;
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á através da interação e mediação, onde avaliar torna-se um processo continuo, que propicia momentos de reflexão sobre a pratica educativa.
Sendo assim, a duvido e o erro tornam-se instrumento para aperfeiçoar o conhecimento. São indícios que devemos avaliar não apenas pelo volume de informações adquiridas, mas pela capacidade de produzir conhecimento.
Nessa perspectiva, será avaliado a participação, interesse, colaboração, assiduidade, desenvolvimento das atividades, criatividade, organização, etc.
CRONOGRAMA:
4 h/a.
ATIVIDADES:
1- Construção da História sobre as imagens;
2- Apresentação de suas Histórias;
3- Contação da História Verdadeira;
4- Vídeo;
5- Dois a dois, um de frente para o outro, olham e dizem o que gostariam de ter do outro e por quê;
7- Auto-Biografia em forma de Desenho: o que eu tenho de diferente que me caracteriza? O que eu gosto de ter/ser? O que eu gostaria de mudar?
8- Cartum;
9- Música MALUCO BELEZA – RAUL SEIXAS
CONCEITOS
Inclusão é o ato de permitir, favorecer ou facilitar o acesso ao meio comum, indistintamente.
Esse termo é utilizado para:
- inclusão escolar, inclusão educacional, educação inclusiva, escola inclusiva, inclusão na educação
- inclusão social
- inclusão de deficientes;
Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Caça-palavras;
· Acrósticos;
· Forme Frases;
· Construção de textos através da tempestade de idéias;
· Poesias;
· Parodias;
· Brincadeira do tato, olfato, paladar, som;
· Sugestão de Filme: “Meu Nome é Rádio” e “Meu pé esquerdo”
REFERÊNCIAS:
http://www.youtube.com/watch?v=BLHs6s_3rh4&feature=related
OTERO, R.; RENNÓ,R. Ninguém é igual a ninguém: o lúdico do conhecimento do ser.
· Acrósticos;
· Forme Frases;
· Construção de textos através da tempestade de idéias;
· Poesias;
· Parodias;
· Brincadeira do tato, olfato, paladar, som;
· Sugestão de Filme: “Meu Nome é Rádio” e “Meu pé esquerdo”
REFERÊNCIAS:
http://www.youtube.com/watch?v=BLHs6s_3rh4&feature=related
OTERO, R.; RENNÓ,R. Ninguém é igual a ninguém: o lúdico do conhecimento do ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário