PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
Este trabalho tem como participantes diretos três alunas do Curso “Os Desafios da Educação na Escola” que está sendo fornecido pelo Programa Salto para o Futuro, a professora do curso citado, os demais alunos do respectivo curso e outros participantes, como parte da experiência interdisciplinar na sala.
Esta experiência terá aproximadamente 30 minutos de duração e será executada no dia 04 de Setembro de 2008, nas dependências da Gerencia de Educação de Xanxerê/SC, local onde o curso mencionado está sendo realizado.
1- TEMA
Superação de limites: a importância do outro.
2- OBJETIVOS
O objetivo principal é fazer com que se perceba como é possível a superação de limites e dificuldades, contando com a ajuda de outras pessoas e com a própria vontade de se superar. Mostrar como existem possibilidades infinitas nas situações mais adversas, contando com fatores que contribuem para tal.
Nosso objetivo é, também, contribuir para que se conclua que as deficiências não são empecilhos para a vitória, que todos os objetivos almejados podem ser devidamente alcançados com luta, discernimento, sacrifício e a ajuda de amigos.
3- JUSTIFICATIVA
Considerando que, atualmente, estamos presenciando a inclusão social dos diferentes em todas os segmentos da sociedade, principalmente na escola, vimos à necessidade de mostrar como é possível a superação de limites e de dificuldades. Felizmente, os mais belos exemplos de superação pessoal contam com protagonistas que têm características comuns, na maioria dos casos são pessoas portadoras de necessidades especiais.
O ponto de partida para a elaboração deste plano foi o estudo do livro “Flor de Maio” da escritora Maria Cristina Furtado. A história tem como personagem principal uma pequena e infeliz borboleta que nasceu com uma deficiência na sua asa, sem condições físicas de voar. O desenrolar da estória conta ainda com mais duas personagens que são decisivas no enredo, a formiga e a cigarra, pois auxiliam a borboleta na solução do seu problema. A autora ressalta as dificuldades e os medos enfrentados pelas personagens nas estranhas aventuras por que passam. E, ainda, a alegria e esperança que lhes dão forças para superarem os desafios.
Outro ponto forte da história, destacado pela autora, é a importância das amizades verdadeiras na vida das pessoas, assim como a beleza da solidariedade.
Embasados nesse contexto de luta e superação, surge à necessidade de mostrar quais exemplos da realidade mundial também passaram por adversidades e obtiveram vitória. Também, destacar alguns exemplos de superação encontrados na nossa cidade.
Partindo desta reflexão levantamos três pontos essenciais que estiveram presentes nos exemplos estudados, inclusive no livro “Flor de Maio”: o objetivo de vida, a luta constante e a ajuda dos outros.
4- CONTEÚDO
- Temas Transversais e Ética: questões sociais, valores e atitudes;
- História: personalidades reconhecidas mundialmente, líderes mundiais, relações sociais;
- Biologia/Ciências: Estudo de espécie de planta nativa do país;
- Português: leitura de textos, literatura infanto-juvenil;
- Educação Artística: apresentação de ilustrações contidas no livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, e ilustrado por Elma.
5- DESENVOLVIMENTO
Inicialmente colocaremos todos a par do trabalho que será desenvolvido. Começará contando-se a história do livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, para que todos tomem conhecimento do enredo trabalhado e reflitam sobre a situação. Em seguida se fará uma breve apresentação dos exemplos de superação mais conhecidos no mundo, mostrando a história de vida dessas pessoas (o músico Ludwig Van Bethoven – surdo -, o físico nuclear Stephen Hawking – tetraplégico-, os pais de Lorenzo Odone – leigos -, a luta de Martin Luther King Jr. – negro - e a vida do músico Ray Charles – cego -), contando com o auxílio de mídia, neste caso o programa de apresentação de slides. Na seqüência serão citados exemplos de perseverança e superação de pessoas da cidade.
Para finalizar, passaremos um vídeo humorístico de parte de uma peça de teatro do grupo “Os Melhores do Mundo”, chamada “ A Saga de Joseph Climber”, que trata de superação. Por fim, debateremos sobre o assunto.
6- RECURSOS UTILIZADOS
* Computador;
* Livro: “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado;
* CD de cantigas referente ao livro “Flor de Maio”;
* Aparelho de som;
* Internet.
7- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Tendo em vista que a avaliação é um processo contínuo de aprendizagem e que não podemos dizer que a avaliação tradicional mede realmente o grau de aprendizagem, tendemos muitas vezes a avaliar a aprendizagem apenas pela resposta imediata que lhe é exigida. Esta atitude muitas vezes é considerada errônea; porém de algum modo precisamos acompanhar este aprendizado.
Feita essa ressalva, tentaremos acompanhar este processo que deverá ser feito por meio da análise do debate, posterior à aula, da participação e do envolvimento no desenvolvimento das atividades, dos comentários relacionados ao assunto tratado e do conhecimento prévio sobre o tema.
8- BIBLIOGRAFIA
FURTADO, Maria Cristina. Flor de Maio. São Paulo: Editora Brasil, 2004.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário